Por que a dor de cabeça tem sido um dos sintomas mais tratados na consulta online?

Entenda como a telemedicina tem ajudado esses pacientes

Geolife Médico - 18 de setembro de 2020


Pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo estão buscando a consulta online, conhecida também como telemedicina, para conversar com o médico e entender diversos sintomas de saúde, já que apenas buscar informações na internet pode gerar ainda mais dúvidas ou tratamentos equivocados com a automedicação.


A Dra. Soraia Drews trabalha com telemedicina no aplicativo GeoLife há um ano e está feliz em fazer os atendimentos pelo celular, por vídeochamada. “No começo eu achei estranho conversar com o paciente pelo celular, mas hoje indico às pessoas a viverem essa experiência. Muitos não tem tempo de agendar uma consulta em virtude do horário trabalho, outros não tem condições financeiras de ir ao médico ou passar horas nas filas das unidades de saúde e a telemedicina resolve grande parte dessas questões: é prático, é seguro e com valor bem mais acessível”, destaca a médica Soraia (CRM SC 11.842).


Os pacientes tem procurado a telemedicina no aplicativo GeoLife por problemas respiratórios, por infecção urinária, para mostrar exames e pedir uma segunda opinião ao doutor. Pessoas de idade tem apresentado dor no peito, pais estão precisando de ajuda para melhorar a alimentação dos seus filhos que estão em casa sem ir para a Escola, além de dezenas de outros casos diários.


“Atendemos uma mãe muito preocupada, pedindo ajuda: o filho estava brincando e se cortou, então essa mãe realizou a consulta online e queria saber se havia necessidade de ir até a Unidade de Saúde para fazer pontos, ou se poderia tratar o caso do filho em casa, para evitar expor o menino na rua”, conta o Dr. Eduardo Gesswein, diretor técnico e médico do aplicativo GeoLife (CRM 17134).


Outro sintoma que tem feito os pacientes buscarem a consulta online, ou seja, a consulta pelo celular, tem sido a dor de cabeça. Os profissionais do aplicativo GeoLife estão atendendo diversos casos, semanalmente.


O médico, Dr. Eduardo, ressalta que é muito importante procurar o médico, mesmo que seja por uma “simples” dor de cabeça.

“Não é normal o corpo apresentar dor e se isso estiver acontecendo com você, procure de imediato o médico. Se o corpo apresenta dor é porque algo não está 100% normal”, enfatiza o Dr. Eduardo Gesswein.


Na consulta online, assim como em consultório, nós buscamos identificar há quanto tempo o paciente apresenta dor de cabeça, em que parte dói, especificamente, se é uma dor constante ou são pontadas e se a pessoa se automedicou - qual medicamento está usando ou usou e por quantos dias.


A dor de cabeça pode sim ser um sintoma de uma enxaqueca, cansaço, a rotina pesada de algumas semanas consecutivas de trabalho, mas também, devido às características dos sintomas, pode estar relacionada a problemas no estômago, sinusite e até poderia dar sinais de algo mais grave, como o derrame (AVC). Não subestime os sintomas.  


Um exemplo: se a pessoa tiver enxaqueca e fizer a automedicação, alguns remédios podem provocar a piora dos sintomas, em vez de acalmar a dor.


“O paciente não pode desprezar a dor de cabeça e a consulta online oferece a praticidade de conversar com o médico a qualquer momento, com médicos 24h à disposição. Ressalto que qualquer dor no corpo não pode ser considerada normal e nós, médicos, estamos aqui para ajudar na qualidade de vida e bem-estar”, finaliza o médico Eduardo Gesswein.  

Principais assuntos:

Baixe o aplicativo GeoLife
A escolha
do Mion
Para cuidar
de sua família