Tudo que você precisa saber sobre atendimento médico online: telemedicina

Conheça esta novidade da tecnologia na área da saúde

Geolife Médico -

Está em discussão há alguns anos no Brasil o uso da Telemedicina para realização de consultas online e agora, ela foi liberada, pelo menos em caráter temporário.


Na Portaria nº467, publicada no Diário Oficial da União, em 20 de março de 2020, em caráter excepcionalmente temporário para enfrentamento do coronavírus, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no Artigo 2º, autoriza as ações de Telemedicina que contemplam, nesse período de pandemia do Covid-19, atendimento pré-clínico, suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico, por meio da tecnologia da informação, no SUS e rede privada, com o objetivo de reduzir a propagação do vírus e proteger as pessoas, atendendo os preceitos médicos da profissão.


Está liberada a emissão de receitas e atestados médicos à distância, somente nesse período de pandemia, mediante assinatura eletrônica por parte do médico. O objetivo é fazer com que as pessoas esclareçam suas dúvidas sobre a saúde, sem sair de casa.

Há algumas plataformas no Brasil que disponibilizam o serviço de orientação médica online e de forma segura. O ideal é você buscar sempre o aplicativo que lhe pareça muito confiável.

Um dos exemplos é o aplicativo GeoLife, que dispõe de médico 24h para orientação médica.


Como funciona:

Basta baixar o aplicativo GeoLife, (disponível para iphone e android) e seguir o passo a passo fazendo um breve cadastro. Geralmente estas plataformas dispõem de orientações médicas a um custo bastante reduzido se comparado a uma consulta presencial e o melhor, neste momento de coronavírus, você nem precisa sair de casa para conversar com o médico.


Dúvidas frequentes:

Quem pode ter acesso ao atendimento online?

Você, seus pais, seus colegas de trabalho e seus funcionários: qualquer pessoa, de qualquer idade e cidade do Brasil pode ter acesso ao atendimento online, no instante em que precisar.  Para os filhos menores de 18 anos, o indicado é o pai realizar o cadastro no aplicativo e solicitar a orientação médica ao filho, sempre liderando e acompanhando a conversa com o médico.


Quais são os principais benefícios da orientação médica online?

  • não há diferença de faixa etária para atendimento nem cobrança
  • você pode clicar no aplicativo e ser conectado ao médico em qualquer horário e de qualquer lugar
  • não precisa ficar com dúvida sobre o coronavírus ou sobre sua saúde


Nesse período de pandemia do Covid-19, a orientação médica online pode me ajudar?

Pode, sim! Se você ou qualquer pessoa de sua família estiver com alguma dúvida sobre a saúde ou sobre os sintomas da doença Covid-19, você pode acessar a orientação médica de sua casa, por exemplo, a qualquer horário, da tela do seu celular e conversar com o médico por vídeochamada. Esse é um fator importante, pois o médico que conversará com você poderá lhe indicar se seus sintomas são mesmo de coronavírus e se for o caso, lhe indicar o que fazer e que tipo de ajuda procurar em sua cidade. O atendimento online também evita de você sair de casa em busca de esclarecimentos e porventura ser contaminado ou contaminar alguém.  


A orientação médica online é segura?

Sim, muito segura. Se você buscar uma plataforma de referência, com certeza poderá usar com tranquilidade mais esse benefício da tecnologia, sem sair de casa ou, se for o caso, se estiver trabalhando, a exemplo dos caminhoneiros e funcionários de supermercados. No atendimento online, o médico deixará registrado em um prontuário as informações que foram trocadas entre você e o médico, da mesma forma que acontece em um consultório.


Vale ressaltar que o atendimento online em geral não substitui a consulta presencial.

É importante lembrar também que após passado o período de pandemia, o uso da Telemedicina pode ser restringido, pois há um grande debate que já vem se estendendo no Brasil nos últimos anos, sobre o atendimento por vídeochamada e a interação entre médico e paciente, quanto a regulamentação do exercício desta atividade, por meio da tecnologia.


Deixamos abaixo o link do aplicativo GeoLife para você conhecer:


Acesso android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.appgeolife


Acesso iphone: https://apps.apple.com/br/app/geolife-localizador-familiar/id1450279561

Principais assuntos:

Baixe o aplicativo GeoLife
A escolha
do Mion
Para cuidar
de sua família